La Partita Di Pallone

Anunciando que em comum acordo com os meus irmãos, este blog mudará o nome de "Santo Drible!" para "La Partita di Pallone", em alusão a famosa música da cantora italiana Rita Pavone, o seu primeiro single e grande sucesso, lançado em 1962. Abaixo postarei o vídeo e a letra com tradução dessa canção que cita algo que amamos tanto:


Partida de Futebol (La Partida Di Pallone)
Porqué porqué
no domingo me deixas sempre sozinha
Para ir a ver a partida
De futebol,
Porque, porque,
Uma vez não me levas também.
Quiçá, quiçá
Se é verdade que vai ver o teu time,
O se ao contrário tu me deixas com a desculpa
Do futebol,
Quiçá, quiçá
Se me dizes uma mentira ou a verdade.
Mas um dia te seguirei
Porque tenho umas duvidas
Que não me deixam dormir.
E se descobrir eu poderei
Que queres me tapear
Dá mamãe voltarei.
Porque, porque,
No domingo me deixas sempre sozinha
Para ir a ver a partida
De futebol,
Porque, porque,
Uma vez não me levas também
Uma vez não me levas também!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Depois da Tempestade

Bueno, Corínthians 3 x 2 Santos na Vila Belmiro. Vitória importantíssima de um time que vem fazendo uma campanha regular. Falo da regularidade, importante demais para ser campeão no já conhecido Brasileirão. Isso é o fato importante. Vamos ao que está na BOCA DO POVO!!!

Brasileirão... mania que brasileiro tem de usar superlativos: Brasileirão, Engenhão, Doglão. Gosta de superlativizar também situações que não são tuuuuudo isso. Essa porcaria de "Caso Neymar" (pode?) é um bom exemplo. Mas tentando ser justo isso não é exclusividade nossa e sim do Homo Sapiens. No fim de tudo, ficou o dito pelo não dito. O Santos diz que Dorival não cumpriu um acordo feito com a diretoria. Dorival disse que isso não foi bem assim. Por quem você põe sua mão no fogo? Aos inimigos do Neymar, diria para usarem luva anti-chamas!
Inimigos de Neymar? Sim. Nessa semana em que não se falou de outra coisa dava para perceber que alguns meios de comunicação (ALGUNS É DIFERENTE DE TODOS) usavam tom de deboche e segundas intenções. Não vou me aprofundar no patético "Mesa Redonda" que levou para o lado sombrio da força (não pode falar lado negro: politicamente incorreto!) o competente Wanderley Nogueira e tenta fazer o mesmo com o bom Celso Cardoso. A Globo já fez isso na vez em que Neymar deu o chapéu com bola parada no zagueiro corintiano Chicão. Conversando ao vivo com Neymar no Globo Esporte o repórter pergunta sobre o fato ao atacante. Esse diz que fez pois deu vontade na hora, MAS na sequência diz que foi errado e não irá acontecer novamente. Quando Neymar acaba de falar o esperto repórter diz: Então fez porque deu vontade? Já dando risada. Neymar, bobão de tudo ( daí o garoto) ri junto e diz "É isso aí!"
Pronto. No outro dia a manchete: Neymar sobre chapéu em Chicão: - Fiz porque deu vontade!

Esse tipo de expediente é mais velho que andar pra frente. Conversando com meu pai e com o Diego sobre isso, a conversa para variar ficou acalorada. Disse ao meu pai que esse tipo de jornalismo tendencioso é uma vergonha. Meu pai emendou: Se vende é porque compram. As pessoas gostam! Parei de falar. É verdade. Isso vende. Dizem que a voz do povo é a voz de Deus.
Dá para virar ateu facinho. Essa história tomou uma dimensão tal, somente por causa desse rapaz. Há algo em nós, seres humanos que não consegue aceitar o sucesso do outro. É óbvio que o fato ocorrido no jogo contra o Atlético-GO foi um absurdo. Ele pisou feio na bola e mereceu a represália que sofreu da opinião pública pois querendo ou não ele é figura pública. Agora, tudo tem limite. Tentaram fazer dele um exemplo para a sociedade, sendo que essa muitas vezes não é exemplo para nada.

Mas sem dúvida o principal culpado por tuuuuudo isso e maior prejudicado foi apenas um: Santos Futebol Clube. na figura de sua presidência faltou tato, bom senso, jogo de cintura e qualquer outro tipo de adjetivo que quiser dar. O São Paulo entrou em contato com o Dorival enquanto aesse ainda estava na Baixada? Acho que nunca saberemos. Ontem, Antero Greco no Sportcenter da ESPN Brasil disse algo certo: Nessa história ninguém é santo. Nem o Santos!

No fim quem fica com cara de trouxa somos eu e você torcedor. Não só o torcedor do Santos mas aquele que gosta de futebol e que se recusa a ser mais um cínico que acha tudo normal: desde acordos feitos -ou não- às escondidas, ou caça as bruxas.

E a menos que surja algo novo espero que essa seja a última vez que fala nessa história. Já deu, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.